Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

19 de Dezembro 2007
a 22 de Março 2009

A Diversidade da Vida, 300 anos de Lineu

Biliões de seres vivos de milhões de espécies partilham o planeta connosco. Graças ao trabalho de classificação e sistematização realizado por Lineu e outros naturalistas, podemos conhecer melhor, as espécies vivas e acompanhar a sua evolução.

Lineu, naturalista nascido em 1707, é recordado por ter implementado o sistema binomial de designação das espécies, ou nome científico, na obra Systema Naturae (1758). Nós somos Homo sapiens, o cavalo Equus caballus, a margarida Bellis sylvestris. Designações latinizadas que permitiram estabelecer um código para descrever o mundo vivo.

A diversidade da vida é um valor em si mesmo, fruto de milhões de anos de evolução. Contudo, há evidências de que nos encontramos à beira de uma crise de biodiversidade. Um considerável número de populações e de espécies está em acentuado declínio. E uma proporção considerável delas extinguir-se-á durante este século. A actual extinção de espécies é devida à actividade humana: às transformações do uso do solo, à poluição, à proliferação de espécies exóticas e às mudanças climáticas. A perda da diversidade biológica é irreversível.