Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

SOMOS MUTANTES!

UM PROJETO DE CIÊNCIA NA ESCOLA

Um dos maiores contributos de Darwin para a nossa compreensão sobre a origem e evolução das espécies foi o reconhecimento da enorme importância da diversidade entre os indivíduos. Hoje sabemos que a fonte primordial para essa diversidade é a mutação.

Cada um de nós transporta um património genético composto por informações ancestrais, que partilhamos com um vasto número de espécies, e informações mais recentes, algumas partilhadas com espécies evolutivamente mais próximas, outras exclusivas da nossa linhagem. É o conjunto da informação genética adquirida - por mutação - ao longo da nossa história evolutiva que faz de nós humanos.

“Somos mutantes!” é uma exposição que concluiu um projeto de promoção de cultura científica realizado durante o ano letivo de 2013/2014 em três escolas secundárias de Coimbra (José Falcão, Avelar Brotero e Infanta D. Maria), resultado de uma parceria entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/InBIO, Laboratório Associado).

Na primeira parte do projeto, alunos de quatro turmas foram investigadores por alguns dias e estudaram a distribuição populacional e evolução de mutações no gene TAS2R38, associadas à sensibilidade para detetar o sabor amargo. Na segunda parte, que agora repomos - a exposição, contam-se as histórias de outras mutações, noutros genes, que são também histórias das populações humanas.

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre
Escolas: Inscrição prévia

No final da visita as escolas poderão participar nas atividades complementares “seleção natural”, “deriva genética” e “fenótipo-genótipo”. Cada atividade tem uma duração média de 20 minutos e a participação requer inscrição prévia


PARCERIA

FINANCIAMENTO

Eventos relacionados


ATIVIDADES COMPLEMENTARES | SOMOS MUTANTES!
11 de Dezembro 2014 a 1 de Fevereiro 2015

Somos todos Neandertais? O que nos dizem as novas evidências fósseis e genéticas.
11 de Dezembro, 2014

A HISTÓRIA DE UM ERRO
28 de Janeiro, 2015