Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

5 a 23 de Abril, 2016

Partículas - do bosão de Higgs à matéria escura

“Futebol com Protões”: Jogadores da Académica aceitam desafio da Física

Uma exposição sobre os grandes desafios da física de partículas para as próximas décadas é apresentada nas Universidades do Minho, Coimbra e Lisboa nos primeiros meses de 2016, no âmbito das comemorações dos 30 anos do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.


“De que é feito o Universo? Esta é a pergunta a que os físicos de partículas procuram responder, estudando as partículas elementares que compõem tudo quanto existe e a forma como elas interagem entre si. Conhecendo aquilo de que somos feitos, conseguimos também contar a história do Universo, aproximando-nos do momento em que tudo começou.
Para comemorar os seus 30 anos, o LIP convida-o para uma das grandes aventuras da ciência e da tecnologia: uma viagem pelos desafios da física de partículas para as próximas décadas, partindo das mais recentes descobertas em direção ao desconhecido.”

É desta forma que o visitante é acolhido e, logo a seguir, ele próprio "acelerado" em direção à exposição, com uma introdução às partículas e uma viagem pelo mundo dos detetores que nos ajudam a "vê-las". Cada módulo da exposição nos apresenta depois um desafio. Os módulos são partículas: quarks e gluões, bosão de Higgs, antimatéria, neutrinos, matéria escura. E falam-nos do que se sabe, do que falta saber, das aplicações. E também do papel do LIP nesta aventura, ao longo dos seus 30 anos de existência, e em direção ao futuro. O túnel interativo do LHC, produzido pelo MediaLab do CERN, é uma peça central da exposição. Aqui, os visitantes são convidados a acelerar os protões com a energia de um pontapé e a conversar sobre os resultados da colisão.

De 5 a 23 de Abril, a exposição poderá ser visitada no Museu da Ciência de Coimbra.

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada gratuita.
Para marcação de visitas guiadas para escolas e grupos deve enviar um email para particulas@lip.pt, indicando:

- nome da escola
- o dia preferencial da visita
- o horário preferencial
- número de alunos e ano letivo
- nome, e-mail e telefone do professor acompanhante

 

FICHA TÉCNICA

Coordenação Científica: LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Coordenação de Projecto: toyno®

Cenografia e Design: Joana Brígido, Nuno Marcos, Mariana Cardoso, Susana Martins e Ana Novais de toyno®

Texto e Conteúdos: LIP, João Remondes e Leonel Alegre da toyno®

Produção Geral:  DOT-Design Original Things

Apoio:
Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra: Gilberto Pereira, e Teresa Girão (montagem), Ana Maria Dias (divulgação)

Eventos relacionados


30 ANOS DO LIP | CICLO DE CONFERÊNCIAS
15 a 22 de Abril, 2016