Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

23 de Março 2012
a 30 de Março 2013

IMAGINARY - MATEMÁTICA E NATUREZA

IMAGINARY - MATEMÁTICA E NATUREZA

A exposição IMAGINARY – matemática e natureza é uma exposição sobre a matemática e as formas que encontramos na natureza. Constitui uma oportunidade para aprender conceitos básicos sobre geometria e álgebra de forma lúdica e apelativa. Através de um conjunto de 12 imagens de formas geométricas, desenhadas em computador por matemáticos e artistas, IMAGINARY convida o visitante a descobrir as equações matemáticas que estão na sua origem e a reinventá-las através de software interactivo. As imagens são confrontadas com colecções de conchas, minerais e modelos de cristais de formas geométricas do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, e ainda modelos matemáticos centenários do Departamento de Matemática da FCTUC.


O conceito da exposição IMAGINARY foi criado pelo Instituto de Investigação em Matemática de Oberwolfach (Mathematisches Forschungsinstitut Oberwolfach) na Alemanha, para o Ano da Matemática em 2008. Desde então foi exibida na Europa (Alemanha, Áustria, França, Espanha, Polónia, Grécia, Ucrânia) e nos EUA, Argentina, Colômbia, Índia e Paquistão, com grande impacto nos media e através de um website próprio - http://www.imaginary-exhibition.com/.

Concurso Surfer

O Museu da Ciência convida todos os visitantes a criarem novas imagens de superfícies algébricas com o programa SURFER. A melhor imagem será seleccionada pelo júri do concurso. Faça o download gratuito do SURFER e dê asas à sua imaginação para criar a imagem mais bela e original!

Veja como participar aqui.

Software

O software interactivo é disponibilizado gratuitamente em:

CONCHAS - ATRACTOR
Conheça o modelo matemático que explica a diversidade de formas das conchas.

CINDERELLA
Descubra a matemática com diferentes simulações e animações. 

SURFER
Transforme a sua imaginação em equações e crie novas superfícies algébricas.

MORENAMENTS
Desenhe padrões simétricos e crie mosaicos coloridos.

Eventos relacionados


CONCURSO SURFER
18 de Maio 2012 a 28 de Abril 2013