Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Joaquim Augusto Simões de Carvalho
Joaquim Augusto Simões de Carvalho

Joaquim Augusto Simões de Carvalho

Joaquim Augusto Simões de Carvalho nasceu em Coimbra, a 17 de julho de 1822. Terminou o curso de Filosofia com grande distinção, tendo sido posteriormente regente de diversas cadeiras, entre as quais a de Zoologia. Enquanto professor, foi caraterizado por Bernardino Machado como “um grande orador e grande escritor, o seu ensino, que fez a instrução e o encanto de sucessivas gerações durante trinta anos ininterruptos, revestia, com as formas mais agradáveis, o tom solene duma verdadeira magistratura social. Com ele aprendia-se mais do que simplesmente a ciência; aprendia-se a amá-la como um dever, como um bem e a venerar como sacerdotes os seus mestres.”1 

Foi diretor do gabinete de Zoologia do Museu de História Natural durante 4 anos, onde foi responsável pelo enriquecimento das coleções. De destacar a aquisição em 1871 da importante coleção de conchas de Jacinto da Silva Mengo, ilustre malacologista português, a que se seguiu a compra do magnífico esqueleto de baleia-comum ainda no mesmo ano. Já em 1872 foi adquirida uma relevante coleção de mamíferos exóticos à Maison Verreaux, para apoio às aulas práticas de zoologia da Universidade de Coimbra. 

Foi autor de diversas obras, das quais realçamos a “Memória histórica da Faculdade de Filosofia” escrita nas comemorações do centenário da reforma pombalina, em 1872. 

1 Anuário da Universidade 1902/03