Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Imagens aéreas de Titã captadas pela sonda Huygens, durante a sua descida sobre aquela lua de Saturno (ESA)
Imagens aéreas de Titã captadas pela sonda Huygens, durante a sua descida sobre aquela lua de Saturno (ESA)

Luz e Matéria

A luz pode ter origem ou fim nos átomos que constituem a matéria. A luz e a matéria são duas entidades indissociáveis. Esta relação é tão íntima que boa parte da história do Universo é conhecida pela radiação que foi emitida pela matéria e que chegou até nós.

Quando a luz incide numa substância gasosa atomizada, uma parte dessa luz é absorvida, observando-se no espectro de luz decomposta um conjunto de barras verticais negras. Essas riscas funcionam como uma espécie de “impressões digitais” dos elementos: trata-se de um código identificador, semelhante, de algum modo, aos códigos de barras dos produtos que consumimos. A técnica chama-se espectroscopia.

A espectroscopia serve para conhecer a composição do Sol,  para estudar a composição da atmosfera de planetas e satélites, como a de Titã, lua de Saturno, constituída principalmente por azoto e metano. Titã foi visitada pela sonda Cassini-Huyghens, um projecto conjunto das agências espaciais norte-americanas e europeia - NASA e  ESA - cuja réplica pode ser observada no Museu.