Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA

31 de Julho 2012
a 31 de Dezembro 2013

2013 - ANO DA MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA

Foi durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, que Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013.

O ano MPT2013 está a desenvolver actividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra.

Veja aqui as ideias sugeridas pela comissão internacional para o MPT2013. 

Em Portugal são parceiros do MPT2013 a Sociedade Portuguesa de Matemática, o Centro Internacional de Matemática e a Associação de Professores de Matemática.

Saiba mais em ...

 

5 MARÇO | Abertura Oficial do Ano da Matemática do Planeta Terra 2013 no Pavilhão do Conhecimento

É já no próximo dia 5 de Março a Abertura Oficial do Ano da Matemática do Planeta Terra 2013. Será no Pavilhão do Conhecimento, a partir das 10H00, com atividades para grupos escolares e público em geral.

O Museu da Ciência também vai estar presente com os ateliers Pedro e o Quadrante e Horas Minhas Horas tuas. Quem ainda não experimentou a Doce Matemática, tem neste dia uma nova oportunidade. E também haverá croché, origami, dança, música e muitas outras oportunidades.


Programa de actividades para as escolas

Programa da cerimónia oficial

 

ACTIVIDADES PARA O ANO MPT2013

CONCURSOS

- Concurso internacional de módulos interactivos

Está a decorrer até 20 de Dezembro de 2012 um concurso internacional para a concepção de módulos interactivos (físicos ou virtuais) pensados para exposições em museus, escolas ou centros de ciência, inspirados no tema Matemática do Planeta Terra.
Aqui encontrará algumas ideias  que podem ser desenvolvidas nos módulos interactivos.

Os módulos submetidos serão ainda a base de uma exposição virtual que ficará alojada no site do projecto IMAGINARY.

                                                                             
- Concurso SURFER

No âmbito das exposições IMAGINARY - Matemática e Natureza no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Formas e Fórmulas no Museu Nacional de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa, está aberto o CONCURSO SURFER.


- concurso Planeta Matemático 2013

Este jogo pretende promover a cultura científica junto de escolas dos ensinos básico e secundário, estimulando a discussão sobre temas relacionados com a matemática do planeta Terra. Para mais informações, veja aqui.


PROJECTOS
-  A MATEMÁTICA DOS NOSSOS AVÓS
-  MATEMÁTICA URBANA  


Contactos e sugestões:
Para mais informações ou sugestões para a programação do Ano do Planeta Terra 2013 no Museu da Ciência, escreva para mpt2013@mat.uc.pt.
                                             

Eventos relacionados


BONS RAIOS TE MEÇAM - 1.ª EDIÇÃO
21 de Junho, 2013