Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

CIÊNCIAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS

Cidália Fonte, Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

A informação geográfica pode ter muitas origens e características muito diversas, tendo como elo de ligação a posição espacial. São várias as ciências e tecnologias associadas a este tipo de informação, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável ambiental e socioeconómico.

 
Nas duas últimas décadas as Ciências de Informação Geográfica sofreram uma grande expansão devido aos desenvolvimentos tecnológicos, nomeadamente as crescentes capacidades na área da informática e o aparecimento de novas tecnologias de aquisição de informação, como os sistemas de varrimento laser e os satélites artificiais, utilizados quer para recolha de informação geográfica quer para posicionamento à superfície da Terra. Os Sistemas de Informação Geográfica possibilitam ainda associar informação gráfica e alfanumérica, permitindo realizar inúmeras operações de análise espacial e simulação, que de outro modo não seriam exequíveis. As áreas relacionadas com a informação geográfica são hoje em dia áreas de ponta, estando muitas delas em desenvolvimento acelerado.

Nesta sessão será feita uma apresentação sobre as Ciências de Informação Geográfica e apresentada uma exposição de divulgação científica, que poderá ser requisitada pelas escolas, e tem como objetivo informar os jovens e professores sobre o que é Informação Geográfica, quais as suas especificidades, quais são e como funcionam as ciências e tecnologias utilizadas para a sua obtenção e disponibilização, bem como as potencialidades deste tipo de informação.

Parceria: Sociedade Portuguesa de Matemática




MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de todas as áreas da ciência e de todos os níveis de ensino, bem como estudantes universitários de ciências e público em geral.