Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

A PRODIGIOSA AVENTURA DO NASCIMENTO DOS NÚMEROS IMAGINÁRIOS

Jaime Carvalho e Silva, Departamento de Matemática da FCTUC

Os números imaginários ou complexos nem são imaginários nem são complexos mas têm uma história muito rica e original. Os intervenientes foram cientistas de renome com um percurso original, digno de um romance histórico de um Alexandre Dumas ou um romance de aventuras como os de Rider Haggard, Emilio Salgari ou Edgar Rice Burroughs.
As personagens são o professor de matemática da mais antiga universidade do mundo Scipione del Ferro, o guarda-livros, matemático e topógrafo Niccolò Fontana Tartaglia, o matemático, médico e escritor célebre Gerolamo Cardano, o jovem prodígio Lodovico Ferrari e o engenheiro Rafael Bombelli e envolvem acusações de traição e roubo de ideias, casos de duelos, guerras de influências, assassínios e suicídios.
A resolução das equações polinomiais de segundo, terceiro e quarto graus ficou esclarecida nesta altura e um novo conceito emergiu, tão importante que hoje é usado em inúmeras áreas fora da matemática, como o processamento de sinal, a teoria de controle, o eletromagnetismo, a dinâmica de fluidos e a mecânica quântica.

MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes.

A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de matemática de todos os níveis de ensino, bem como estudantes do ensino secundário e universitário e público em geral.


Parceria