Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O Centauro de Vandelli

Esta é uma das mais belas “joias” do Museu – O Centauro de Vandelli.

Um dos objetos mais antigos do Museu e pertencente à coleção de Física, esta é uma peça de ourivesaria - um autómato em prata do construtor Jacob I. Miller de Augsburg, Alemanha, ca. 1595-1600.
Retrata a trajetória de projeteis e poderá ser considerado um objeto típico de artes decorativas, mais do que um instrumento científico.
A peça pertenceu à coleção pessoal do naturalista italiano Domingos Vandelli, que a encomendou de Itália, sendo comprada, em 1779, pela Universidade, por dez mil cruzados.
De acordo com o imaginário mítico dos gregos antigos, os centauros, com corpo de cavalo e tronco e cabeça de ser humano, eram uma espécie de monstros dotados de muita força física, mas com algumas características humanas.

O centauro de prata está apoiado numa base, onde se podem observar outras figuras: sapos, caracóis e insetos. Em relevo vêem-se dois insetos e dois sardões, estes últimos como que se arrastassem por entre as pernas do centauro. Tem a pata dianteira erguida, o braço esquerdo estendido segurando um arco, o corpo tenso, pronto a disparar a seta.
A tiracolo leva uma aljava que estaria cheia de setas, das quais restam apenas duas.
O conjunto assenta sobre um suporte de ébano negro com incrustações de prata, formando desenhos simétricos, nas faces laterais.

Um mecanismo de corda, escondido no interior do suporte, e um sistema de transmissão, permitiam, simultaneamente, deslocar o conjunto, movendo-se sobre três rodas.
O centauro podia mudar de direção e mover ligeiramente o braço, soltando a corda do arco, provocando o lançamento da seta.
Atualmente o mecanismo não está completo. Embora este autómato possa facilmente ser considerado um brinquedo, pertencendo a uma coleção de instrumentos para o ensino, certamente, proporcionou aulas bem interessantes sobre a mecânica e a conceção de máquinas compostas.

Autómato representando um centauro
FIS.0079



Mais informações

Este objeto encontra-se em exibição no Gabinete de Curiosidades.

Eventos relacionados


Objeto do mês - 2022
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2022

O "X" do raio
1 a 31 de Janeiro, 2022

Os hemisférios de Magdeburgo
1 a 28 de Fevereiro, 2022

A Pilha de Volta
1 a 31 de Março, 2022

Uma concha de Nautilus
1 a 30 de Abril, 2022

Leopardo, um verdadeiro atleta
1 a 31 de Maio, 2022

O Microscópio de Jacob de Castro Sarmento
1 a 30 de Junho, 2022

Em busca da Vaca-ruiva “perdida”
1 a 31 de Julho, 2022

Um Bastão de Autoridade
1 a 31 de Agosto, 2022

O Côco das Seicheles
1 a 30 de Setembro, 2022

O analisador de som de Rudolph Koenig
1 a 31 de Outubro, 2022

MÁSCARA JURUPIXUNA
1 a 30 de Novembro, 2022