Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

COIMBRA A BRINCAR

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e a Associação Ludus associam-se ao programa COIMBRA A BRINCAR, promovendo a exposição "Ver de uma forma diferente..." e o espetáculo "Truques Matemáticos com Magia".

29 DE MAIO | A MATEMÁTICA DOS NOSSOS AVÓS

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS POR JOVENS DA APPACDM PARA O PROJECTO COIMBRA A BRINCAR | 10H30
por Helena Albuquerque (Presidente da APPACDM) e jovens da APPACDM
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Centro de Formação da Casa Branca da APPACDM, associam-se ao Programa “A Matemática no Tempo dos Nossos Avós”, promovendo a sessão interativa “Nos tempos dos nossos avós media-se assim…”
A sessão foi concebida e organizada pelos formandos do Centro de Formação da Casa Branca, no âmbito das sessões de formação de “ Cidadania e Empregabilidade “ e de “Matemática para a Vida” e tem como objetivo levar as crianças participantes a explorar o modo como eram feitas as medições no tempo dos nossos avós. Na 1ª parte serão dados a conhecer os instrumentos utilizados para medir noutros tempos. Na 2ª parte as crianças serão convidadas a experimentar de forma divertida e a brincar os princípios de medição.

ETNOMATEMÁTICA | 15H00
Bal Chandra Luitel, Universidade de Katmandu, Nepal

"ENTENDI QUE DENTRO DE UM QUADRADO SE PODERIA OBTER O TRAÇADO DE UM CORPO.”: algumas notas sobre as anatomias, geometrias e matemáticas do saber-fazer de alfaiate. | 15H30
João Edral, IELT/FCSH-UNL


A MATEMÁTICA ESCONDIDA NUM LIVRO DE DÉCIMAS: "Ó FALA QUE FOSTE FALA - DÉCIMAS DE JOAQUIM ESPADINHA" | 16H00
Conceição Ruivo, Professora aposentada do Departamento de Física da FCTUC


Estas sessões fazem parte do programa A MATEMÁTICA DOS NOSSOS AVÓS

31 DE MAIO | TRUQUES MATEMÁTICOS COM MAGIA

Participe neste projecto desenvolvido numa perspetiva inclusiva e que consiste na dinamização de um espetáculo de magia, com recurso a truques matemáticos, por três crianças com baixa visão e cegueira do Centro Helen Keller (Lisboa).
Horário: 14H30 - 15H30

1 DE JUNHO | CIÊNCIA AO VIVO

Porque parte de ser criança é brincar, neste dia vamos brincar com a Física e a Química, com efeitos espectaculares... Assiste às nossas demonstrações, e talvez possas ser um dos membros da audiência que se vão juntar às brincadeiras!

Entrada livre
Horário: 15H00

Esta sessão faz parte do programa SÁBADOS NO MUSEU

Eventos relacionados


TRUQUES MATEMÁTICOS COM MAGIA
31 de Maio, 2013