Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
as artes do Quadrivium
as artes do Quadrivium

APRENDIZAGEM MUSICAL E DESEMPENHO MATEMÁTICO

Carlos Santos Luiz, Escola Superior de Educação de Coimbra, Área de Música

A associação positiva entre a aprendizagem da música e o sucesso académico encontra-se largamente documentada na literatura. Tomando como ponto de partida a relação entre música e matemática, temos como principal objetivo estudar a influência da aprendizagem musical no desempenho matemático. Começamos por apresentar as linhas teóricas desta investigação, relatando a relação entre música e matemática, os benefícios da exposição musical ao nível do desenvolvimento cognitivo e intelectual, o impacto das aulas de música no aumento do desempenho académico a várias disciplinas, os efeitos de variáveis influentes do desempenho académico, bem como a interação entre música e encéfalo. De seguida, apresentamos a investigação longitudinal que desenvolvemos em contexto escolar com 112 alunos do 7º ao 9º anos de escolaridade do Ensino Básico (Ensino Especializado Música e Ensino Regular). Aplicou-se a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR7/9) e a Escala de Avaliação dos Métodos de Estudo e recolheram-se os resultados obtidos na disciplina de Matemática e no Exame Nacional de Matemática. Os resultados permitiram corroborar, por um lado, a hipótese de que os alunos submetidos ao ensino formal de música apresentam um desempenho matemático superior comparativamente aos alunos que não frequentam este tipo de ensino, nomeadamente no âmbito da Geometria e, por outro, sustentar que o número de anos de aprendizagem musical contribui para o aumento do desempenho matemático. Apurámos, ainda, que a formação em música prevê melhores desempenhos a matemática, após o controlo estatístico dos efeitos da inteligência e do nível socioeconómico. Em conclusão, os resultados sugerem que a aprendizagem musical tem um impacto positivo na performance matemática.



PARCERIA

MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes.

A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de todas as áreas e de todos os níveis de ensino, bem como estudantes do ensino secundário e universitário e público em geral.

Eventos relacionados


CHÁ DAS TRÊS
18 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2014

Origami: dobragens em papel
15 de Fevereiro, 2014

Fracções no 1.º ciclo: pizzas, chocolates, segmentos de recta...
29 de Março, 2014

ELEIÇÕES E DEMOCRACIA
24 de Maio, 2014

Aprender evolução jogando
21 de Junho, 2014