Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

30 ANOS DO LIP | CICLO DE CONFERÊNCIAS

No âmbito das comemorações dos 30 anos do LIP  (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) vai ter lugar no Anfiteatro do Laboratório Chimico do Museu da Ciência de Coimbra um pequeno ciclo de conferências que decorre a par da exposição "Partículas - do bosão de Higgs à matéria escura", patente ao público entre 5 e 23 de Abril no Colégio de Jesus (Museu da Ciência) da Universidade de Coimbra.

LIP 30 anos: Tecnologia: da física de altas energias a aplicações médicas | 15 DE ABRIL

José Carlos Rasteiro da Silva

José Carlos Rasteiro da Silva é um técnico do LIP com um longo percurso no CERN e reconhecido pelas contribuições para o desenho inicial e posteriores melhoramentos da electrónica de leitura do calorímetro electromagnético da experiência CMS.

Horário: 17H00

O Enigma da Matéria Escura | 20 DE ABRIL

Francisco Neves, Alexandre Lindote

“Toda a matéria que conhecemos, e que constitui as estrelas, planetas — e até nós próprios — constitui apenas 5% do Universo. O restante provém da matéria escura (27%) que assegura, entre outras coisas, que as estrelas não saiam disparadas das galáxias (mas que nunca foi detetada diretamente!), e da ainda mais misteriosa energia escura (68%). Nesta palestra serão discutidas as várias evidências que nos levam a acreditar na existência da matéria escura e as diversas experiências que procuram detetá-la diretamente — com especial destaque para a experiência LUX, a mais sensível destas experiências a nível mundial e em que participa uma equipa portuguesa, do LIP.”

Horário: 17H00

Detetores de Partículas | 21 DE ABRIL

Alberto Blanco

"Nesta palestra serão explicados os conceitos fundamentais da tecnologia de detetores de partículas. Com um especial enfoque em trabalhos onde os investigadores do LIP estão envolvidos, desde os detetores das grandes experiências de física de partículas a física médica."

Horário: 16H30

Aceleradores de Ciência | 22 DE ABRIL

Susana Amor dos Santos, Bruno Galhardo

"Breve introdução à física de partículas e como a sua compreensão permite explorar a estrutura fundamental do Universo. Estudar os constituintes básicos da matéria, utilizando os maiores e mais complexos instrumentos científicos: aceleradores, como o LHC no CERN, e detectores, como o ATLAS. As partículas são aceleradas a velocidades próximas das da luz e colidem no interior de detectores gigantescos. O processo permite não só compreender como as partículas interagem, mas também as leis fundamentais da natureza."

Horário: 16H00

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre

Eventos relacionados


Partículas - do bosão de Higgs à matéria escura
5 a 23 de Abril, 2016