Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O monge meteorologista

Sabemos que a água está constantemente a evaporar-se da superfície dos mares, rios, etc.; por isso a atmosfera contém sempre uma quantidade de vapor de água, em proporções que variam de dia para dia, dependendo de várias circunstâncias como a temperatura do ar ou a velocidade do vento. Sabemos também que certas substâncias orgânicas, tais como os cabelos, sofrem variações de volume muito sensíveis, sob a influência da humidade, sobretudo se os cabelos se encontrarem torcidos, formando uma corda. Esta propriedade tem sido aplicada na construção de instrumentos muito simples com os quais é possível prever o estado geral da humidade do ar. Neste caso, temos uma figura de um monge que possui um braço móvel, onde é fixa uma corda feita com cabelos. Quando há mais humidade no ar, o braço direto do monge eleva-se e a cruz indica a probabilidade de “Chuva”. Quando o ar está mais seco, a cruz indica a probabilidade de “Bom tempo”. A posição intermédia indica tempo “Variável”.

Outra variante deste instrumento apresenta um monge com um capuz móvel (ver imagem anexa). Quando há mais humidade no ar o capuz cobre a cabeça do monge. Quando o ar está mais seco a cabeça está descoberta. Muitos vezes estes objectos possuíam um termómetro associado.

Este singular objecto pertence à coleção do Gabinete de Física e é de origem francesa, possuindo as inscrições “Pluie”, “Variable” e “Beau-tems”.


Higrómetro de cabelo
FIS.0356
Data de aquisição: 1824 - 1851
Construtor desconhecido


Mais informações

Local: Átrio do Laboratório Chimico (atualmente apenas uma exposição virtual)

Horário: 10H00 - 18H00

Entrada livre

Apoio:

Eventos relacionados


Objeto do mês
1 de Março a 31 de Dezembro, 2020

Borla do Dr. Arthur Exell
1 a 31 de Março, 2020

Casa do Trovão
1 a 30 de Abril, 2020

Uma Raposa Académica
1 a 31 de Maio, 2020

Tucano-de-bico-preto
1 a 30 de Junho, 2020

Bilobites da Livraria do Mondego
1 a 31 de Julho, 2020

Os carismáticos coalas
1 a 30 de Setembro, 2020

Máscara frenológica de Maximilien Sébastien Foy
1 a 31 de Outubro, 2020