Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

PLANETA MATEMÁTICO 2013

Catarina Silva e Nuno Pena, Departamento de Matemática da FCTUC
Orientação científica: Gonçalo Pena, Marta Pascoal e Raquel Caseiro, Departamento de Matemática da FCTUC

Declarado pela Unesco, 2013 foi escolhido como o ano para celebrar a Matemática do Planeta Terra. Neste âmbito serão desenvolvidas atividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o planeta Terra. Neste sentido, o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra está a desenvolver o projeto "Planeta matemático 2013" (PM13).

O "Planeta matemático 2013" tem por objetivo principal promover a cultura científica, envolvendo escolas dos ensinos básico e secundário, estimulando a discussão sobre temas relacionados com a matemática do planeta Terra. O PM13 é um jogo de tabuleiro que apresenta questões matemáticas relacionadas com o planeta Terra e inclui provas de cultura, habilidade, sorte e estratégia.

Nesta sessão apresentaremos o jogo e as suas regras. Seguidamente descreveremos o concurso inerente à conceção do jogo, a importância do papel ativo das escolas neste concurso, os regulamentos e os prazos. Antes de finalizar, contamos com a colaboração de alguns voluntários para realizar uma breve demonstração do jogo, utilizando um pequeno protótipo.



MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de todas  as áreas da ciência e de todos os níveis de ensino, bem como estudantes universitários de ciências exactas ou naturais e público em geral.