Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Os amigos da axiomática nas letras de Sérgio Godinho

Ana Cristina Silva, Professora de Matemática do Ensino Básico e Secundário


Perante uma afirmação, o matemático deve questionar conscientemente o porquê e o porque não da sua validade. Mas, ainda que, de modo geral, esta tarefa não deva ser descurada do dia-a-dia matemático, há questões que, pela sua profundidade, são muitas vezes, consciente ou inconscientemente, ignoradas. Os Fundamentos da Matemática são o local onde se procuram esclarecer todas essas questões, clarificando conceitos base e métodos utilizados. Frege e Hilbert movimentaram-se neste meio, desenvolvendo estruturas axiomáticas que procuravam sustentar de forma inequívoca os conhecimentos matemáticos. E, ainda que o desenvolvimento dos seus projetos iniciais tenha sido inviabilizado, os seus contributos para a solidificação do rigor matemático são inegáveis.

E se nas letras de Sérgio Godinho descobríssemos todas estas preocupações? Nesta sessão, dirigida por Ana Cristina Silva, serão feitas análises (muito livres!) de alguns poemas do cantor que serão o ponto de partida para levantarmos várias questões... às quais nem sempre daremos resposta...


Ana Cristina Silva tem o Mestrado em Ensino da Matemática na Universidade do Porto, com uma tese intitulada "Prova Matemática, Verdade e Axiomática - um Olhar sobre Frege e Hilbert".

MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes.

A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de matemática de todos os níveis de ensino, bem como estudantes do ensino secundário e universitário e público em geral.


Parceria