Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

OS AZULEJOS QUE ENSINAM MATEMÁTICA

António Leal Duarte, Departamento de Matemática da FCTUC

Esta sessão pretende dar a conhecer um conjunto de azulejos datados do século XVII, baseados na obra "Os Elementos" de Euclides, bem como o seu lugar na História. A maior parte dos azulejos desta colecção que se conhecem fazem hoje parte da exposição permanente do Museu Nacional Machado de Castro, mas há mais alguns no Museu do Azulejo e também ao cuidado de particulares. Sabe-se hoje que estes azulejos foram mandados fazer pela Companhia de Jesus para o ensino de Matemática naquela instituição.
Quem visitar a exposição temporária “Do Sul ao Sol”, terá oportunidade de encontrar um azulejo desta colecção, bem como dois pedaços encontrados em escavações junto ao Laboratorio Chimico que comprovam que de facto aqueles azulejos estiveram no passado num colégio jesuíta em Coimbra.

MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes.

A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de matemática e história de todos os níveis de ensino, bem como estudantes do ensino secundário e universitário e público em geral.


Parceria