Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

COMPUTAÇÃO: BITS E TRITS

11 de Fevereiro | 15H00
por Nelson Martins Ferreira, Instituto Politécnico de Leiria


Nesta sessão iremos analisar como se pode construir um computador ternário (i.e. constituído por trits 0, 1, 2 em vez de bits 0, 1).
Numa primeira fase vamos introduzir conceitos tais como: alfabetos, linguagens, autómatos, gramáticas, máquinas de estado finito e máquinas de Turing; para depois aplicar estas ideias na resolução de problemas concretos.

Uma dificuldade que surge é a da comunicação entre os sistemas binário e ternário. Vamos por isso debruçar-nos sobre um algoritmo para dividir (um número expresso em base ternária) ao meio e saber qual é o resto (0 ou 1) dessa divisão inteira. Irá ser construido depois uma máquina que transforma a representação ternária de um número na sua correspondente representação binária. Por fim, veremos que, inverter os passos do procedimento anterior fornece um método para converter uma representação binária na sua representação ternária equivalente.

 

MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de Matemática do Ensino Secundário

 

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três 


PARCERIA