Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

A BELEZA MATEMÁTICA DAS CONCHAS

26 de Maio | 15H00
por Helder Pinto, Instituto Superior de Engenharia do Porto e Associação Atractor


Muitos aspetos do crescimento de animais e plantas, apesar de, pelas suas formas elaboradas, parecerem governados por regras muito complexas, podem ser descritos por leis matemáticas muito simples. Um exemplo claro disso são as conchas e os búzios marinhos já que, como iremos mostrar, consegue-se, com um modelo relativamente simples, descrever e gerar facilmente a grande maioria dos muitos tipos de conchas que existem na natureza. O modelo matemático será construído, passo a passo, a partir da equação de uma simples espiral, passando por uma helicoidal e terminando, finalmente, na modelação das paredes das conchas.

Nesta apresentação faremos um percurso guiado pelas páginas da Associação Atractor dedicadas a esta temática, conteúdos que também podem ser consultados na exposição IMAGINARY-MATEMÁTICA E NATUREZA em exibição No Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e onde se podem observar alguns exemplares de conchas reais para comparação com as construídas matematicamente.
No site do Atractor, tal como em muitos outros conteúdos aí disponibilizados, podem ainda ser visualizadas várias conchas em 3D com ajuda de um kit de estereoscopia que será disponibilizado durante a sessão.

MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de Matemática e de Ciências da Natureza do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, bem como estudantes universitários das áreas referidas.

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três 



PARCERIA