Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

OS NÚMEROS E A MÚSICA

21 de Abril | 15H00
por Rui Vilão, Departamento de Física da FCTUC

O estudo científico da música (pelo menos no Ocidente) iniciou-se com a escola pitagórica (séc. VI a. C.) e com as célebres experiências, atribuídas a Pitágoras, em que pela primeira vez se estabeleceram relações quantitativas entre intervalos musicais e parâmetros físicos, em particular o comprimento das cordas vibrantes. A descoberta fundamental de Pitágoras consistiu em verificar que as relações sonoras concordantes correspondiam a relações precisas entre os comprimentos das cordas, expressas através de relações de números inteiros. Assim, as concordâncias musicais seriam expressas por números racionais. A ideia básica dos pitagóricos seria assimilada pela teoria da música nos séculos seguintes (então designada por vezes música especulativa), muito para além da sua validade na efectiva prática musical.

Nesta sessão exploraremos as relações numéricas entre os intervalos musicais, partindo da sua moderna base física assente na série dos harmónicos. Discutiremos também outros aspectos da prática e do discurso musical, em particular a questão da construção das escalas e a questão da percepção do timbre. No sentido de visualizar estas relações, faremos uso do analisador de sinal disponível no osciloscópio digital "Soundcard Scope" (disponibilizado gratuitamente na página www.zeitnitz.de/Christian/scope_en).

 

 

MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Os participantes devem levar um computador com o Soundcard Scope (disponibilizado gratuitamente na página www.zeitnitz.de/Christian/scope_en) já instalado.
Recomenda-se ainda que o computador tenha microfone.
Público alvo: professores de Matemática e de Física de todos os níveis de ensino.

 

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três 



PARCERIAS: