Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

CONHECER AS ÁRVORES

17 de Março | 15H00
por Eduardo Pinheiro, Professor aposentado de Ciências da Natureza

Identificar árvores pode ser recurso didáctico e pode ser passatempo. De uma ou da outra forma trata-se de uma abordagem atenta do meio natural, uma espécie de recolha de dados para futuras observações a caminho do reconhecimento da enorme diversidade existente nas plantas.
A sessão CONHECER AS ÁRVORES constitui-se introdução à exploração de um CD que pretendemos que venha a ser auxiliar da identificação de algumas árvores das florestas e ruas de Portugal.
A identificação será obtida, fundamentalmente, através de “chaves” apoiadas em fotografias dos diferentes órgãos das árvores.
Serão, ainda, apresentados trabalhos realizados em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico cujo objectivo foi o de estimular a capacidade de observação de alunos muito jovens.
O programa está concebido para ser utilizado por não-especialistas na matéria; a seleção das opções, feita essencialmente com recurso a imagens, torna-o acessível a todos os que se interessem pela Natureza.
Em termos didácticos, procurou-se que este material pudesse ser útil aos professores do Ensino Básico, considerando as diferentes vertentes dos programas referentes ao Meio Ambiente.

 

MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de todos os ciclos do Ensino Básico.

 

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três